top of page

              Apresentação do Blablablá POsithivo





    Após o  grande sucesso do livro "Flash, você sabe o que eu tenho? " de autoria da escritora Silmara Retti, cujo prefácio foi escrito pela Coordenadora Estadual do programa de DST/Aids e distribuído em diversos acervos como Sociedade Viva Cazuza, USP, UNESCO, Programa Nacional de DST/Aids e  recentemente transformado em peça teatral pelo grupo Companhia dos Achados de São Paulo, houve a necessidade de ampliar as ações e metas referentes a temas relacionados incluindo o depoimento da autora  que conta a sua trajetória como pessoa que vive com HIV há doze anos, numa história de  otimismo, perseverança e superação.
Foi  com este intuito que  em 2008 surgiu o Projeto Blablablá Posithivo que veio complementar, incrementar  e dar vida a literatura aproximando a autora de seus leitores num diálogo franco e emocionante através de  campanhas informativas, cartazes, camisetas, palestras, rodas de bate papo e vinhetas veiculadas em programas de rádio, apresentação de videos temáticos  em escolas e comunidades, além da criação de um blog interativo.A repercussão do projeto também atingiu a mídia nacional sendo citado pelo coordenador adjunto do Programa Nacional  de DST/Aids como um exemplo a ser seguido, além da participação em matérias impressas como Ubatuba em Revista, Revista Saber Viver, Decorar e Universo Masculino , e  televisivas como TV Vanguarda , TV Mix Campinas,  novela Viver a Vida, Papo de Mãe e  série Aids do Dr.Drauzio Varella, no Fantástico.

     O projeto ,desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba desde 2008,  vem se expandindo  cada vez mais e agregando pessoas comprometidas com a área social  e que têm como objetivo levar informação, cultura, esporte e cidadania através da valorização da auto estima. Foram criados os subprojetos  Oficina do Blablablá Posithivo, Blablablá do Bem, Blablablá em Ação,Blablablá Mix (contra qualquer tipo de preconceito, especialmente a Homofobia e Rap e Blablablá. E as seguintes áreas com líderes e secretariados: infanto juvenil, terceira idade e gospel.
Através do Selo Musical e artístico Forças Aliadas,  a música e a arte são utilizadas como estratégias fundamentais na prevenção ás dsts/aids e temas relacionados, porque quem se ama se cuida.
Assim foi  lançado também a Passarela do Flow  onde os integrantes desfilam seus estilos e suas belezas  com o seguinte slogan:  " Na minha passarela eu visto a humildade e o pano mais louco é a minha dignidade ( Isabela Furquim, compositora  e cantora do projeto).

 

Hoje com aproximadamente 150 integrantes , contando com os membros do DTPK crew, procuram unir lideranças que se destacam no hip Hop e cultura de rua assim como na literatura, artesanato, esporte, lazer  e ações sociais.
O primeiro CD  lançado pela Oficina do Blablablá POsithivo conta com 10 faixas musicais é o exemplo da integração de estilos, unindo o samba, rock e rap, para trabalhar com as diversidades sem preconceito.O projeto também oferece para seus integrantes e sociedade em geral diversos cursos gratuitos  como capoeira, kickboxing, jiu jitsu, espanhol, reciclagem de papel, educação ambiental, arte circense, libras,artesanato, jornalismo básico, grafite, break e desenho.
Segundo sua coordenadora Silmara Retti , o projeto trabalha com temas essenciais para a prevenção ás dsts/aids como auto-estima, preconceito, solidariedade e a valorização do ser humano como um todo.Com isso o objetivo é fortalecer a cidadania e o bem estar físico e mental.

 

bottom of page